DESAFIO "UMA NUTRI PARA CHAMAR DE MINHA" - JEJUM

Semana passada eu falei sobre os exercícios físicos que herdei do Desafio "Uma nutri para chamar de minha" e hoje vou falar sobre o Jejum intermitente que que foi nos proposto a ser realizado. Ele era basicamente de 12hs, a começar após a última refeição do dia, no caso, a janta e liberado para o período a ingesta de água e chás sem açúcar. Então, se jantei às 20hs, só poderia tomar o café da manhã no dia seguinte às 08hs. 

Sempre ouvi falar desse negócio de jejum intermitente né, sei que existem vários métodos e talls... mas, nunca estudei sobre, nunca fiz (com o propósito) e achava que nunca seria capaz de ao menos tentar realizar qualquer que fosse o protocolo. 

Mas olha, que bela surpresa, hein. É tudo basicamente uma questão de você se propor a fazer algo e persistir, né... Fiz o primeiro dia, sofri muito. Veio o segundo dia, sofri, mas numa escala menor. Chegou o terceiro, já foi levemente tranquilo. Chegou o quarto, o psicológico já tava preparado. E assim foi indo até que venci os 10 dias. Gente, que coisa mais louca! Teve dias que consegui fazer até 16hs (daí pulei o café da manhã e fui direto para o almoço). Fiquei tão empenhada, que até baixei um app pra controlar certinho meus horários. É o Rastreador de jejum.

Aproveitei para fazer uma busca científica sobre o assunto e aqui vai um apanhado geral:  

Sobre jejum intermitente

Nos últimos tempos esta tem sido uma ferramenta muito utilizada para o emagrecimento, caracterizada pela diminuição da frequência alimentar que consiste em períodos de jejum e de alimentação. É uma técnica ainda cercada de polêmicas, porém já se tem alguns estudos a cerca do assunto demonstrando alguns benefícios não só pela perda de peso mas para a saúde do indivíduo.  

Efeitos do jejum no organismo e seus benefícios

O corpo é obrigado a utilizar outras fontes de energia mediante a presença de jejum, que drena nosso corpo das reservas de glicose (nossa principal fonte de energia) e passa a queimar gordura como combustível que é o processo da cetose. Com isso não ocorre muita oscilação de insulina, pois o organismo mesmo regula os níveis hormonais, e nós sentimos que a sensação de fome, falta de energia e compulsão por alimentos específicos vão diminuindo muito. Outros benefícios:

  • acelerar a queima de gordura
  • aumentar a energia física
  • fazer a reparação das células e a autofagia (quando o corpo consome as células velhas para produzir as novas)
  • redução da resistência à insulina e prevenção da Diabetes tipo 2 
  • diminuição do colesterol ruim
  • maios disposição e qualidade de vida
  • otimização e potencialização das funções cognitivas e memórias

E vou falar viu, eu senti muita diferença mesmo no meu dia-a-dia. Senti-me mais enérgica e menos ansiosa, percebi melhora na compulsão alimentar, consegui controlar a fome descabida proveniente da ansiedade. 

Outras questões

Mas, sem ser irresponsável com as informações, o jejum não é para todo mundo, tá. É bom procurar algum acompanhamento se quiser começar esta prática, para ter um ponto de segurança onde se reportar em caso de dúvidas e ter avaliação do que for melhor para você seguir. 



Referências

Wérika

Enfermeira com muito orgulho. Fascinada por Deus e pelo Corpo Humano. In love pela pesquisa científica e genética. Tia de seis sobrinhos. A caçula de quatro filhas e classificada como a diferentona da casa, apesar da semelhança física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita. Deixe sua marca no meu cantinho virtual...