Otite de férias

Dias atrás minha sobrinha começou a sentir dores no ouvido, o que resultou na famosa otite de nadador, tendo que tomar antibióticos.

Visto que essa otite costuma acompanhar os verões e as férias da criançada, por ser uma época com frequente contato com água (piscina, cachoeira, rio, mar, ducha) deixando o ouvido externo sempre úmido.

A otite de nadador é a forma mais frequente entre os diversos tipos de Otite externa (OE) e costuma atingir crianças de 7 a 12 anos, constituindo 80% dos casos clínicos otológicos no verão.

ouvido anatomy

O contato prolongado e contínuo com a água faz com que o ouvido externo fique bastante úmido, impossibilitando o acúmulo da cera natural do canal auditivo, cuja função é revesti-lo e protegê-lo da entrada de corpos estranhos.

Em consequência disso, a criança pode apresentar vários sintomas, podendo ser:

  • dor à mastigação
  • edema (inchaço) na região
  • audição abafada ou a sua perda
  • secreção proveniente do ouvido aparentando pus
  • febre em casos mais graves

O tratamento geralmente consiste no uso de antibióticos tópicos e corticosteroides, que reduzem a coceira e a inflamação. Para ajudar a aliviar a dor, pode-se obter medicamentos de venda livre como o acetaminofeno ( Tylenol) ou o ibuprofeno (Advil, Motrin).

Em uso de gotas otológicas, deite a criança de lado para aplicação, e a deixe assim por ao menos 1 minuto após.

Medidas como evitar o contato direto do ouvido com a água e não deixa-la entrar no ouvido durante o banho são importantes durante o tratamento.

Lembrando que esse artigo não substitui uma consulta médica, sendo de importância que em situação de sua criança apresentar quadro semelhante, não deixe de procurar o medico para realização de exame específico com otoscópio.

Fonte: Moacyr Saffer e Luiz Neto; AboutKidsHealth e Pediatra Orienta.

Wérika

Enfermeira com muito orgulho. Fascinada por Deus e pelo Corpo Humano. In love pela pesquisa científica e genética. Tia de seis sobrinhos. A caçula de quatro filhas e classificada como a diferentona da casa, apesar da semelhança física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita. Deixe sua marca no meu cantinho virtual...