Este ano me ingressei mais uma Pós, de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Escola de Saúde Pública de Mato-Grosso (ESP-MT), e desde quando as aulas começaram a minha maior preocupação tem sido sobre o mínimo de conhecimento, tipo zero, que eu tenho sobre o assunto, sobre plantas de modo geral.
A sensação que eu tenho é de que a cada módulo um novo mundo se abre para mim. Nunca na minha vida que eu me imaginei querendo cultivar plantas, gente... e agora estou aqui pegando dicas com os universitários rsrsrs e juntando as moedinhas pra comprar mudinhas e tudo o mais, veja só... kkkkkk
No módulo deste mês, cujo tema era sobre as plantas medicinais dos biomas brasileiros, tivemos aula com nossa professora blogueirinha Isanete que nos apresentou a diversidade de espécies que neles existem e nos levou para visitar a Comunidade Quilombola Mata Cavalo, a 50km da capital Cuiabá, onde conhecemos um pouco da cultura local, com apresentações de danças afro-brasileiras pelos alunos da escola da comunidade, produtos artesanais produzidos localmente e o principal: o precioso quintal de uma moradora local, que é tipo uma chácara com muitas variedades de plantas do cerrado.
![]() |
Nossa turma com o grupo de dança da Comunidade Quilombola Mata Cavalo |
Como disse a professora, era o módulo de tirar a venda dos nossos olhos, que a partir de então começaríamos a desvendar os "matos". E como prova disso, no primeiro dia de aula ela nos perguntou em quantos porcentos classificaríamos o nosso conhecimento sobre plantas medicinais, em que eu me classifiquei como 1%. E, no final, quando perguntou novamente, já pude dizer ao menos uns 3%, evolução né gente, o conhecimento é gradativo. Vamos estudando e dando tempo ao tempo que a gente aprende alguma coisa siiimmmm!!!
![]() |
À esquerda, a prof. mostrando algo... |
Também fomos na chácara da dona Helena, espaço Flor do Cerrado, na área urbana mesmo de Cuiabá.
![]() |
Entrada da Chácara da Dona Helena |
Apesar de cansativo eu curti demais essas visitas. Como é tudo muito novo para mim, eu ficava um bom tempo num período de fixação, um momento meu com a planta. Olha aí um flagra:
![]() |
Estava justamente olhando esta camomila amarelinha |
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigada pela visita. Deixe sua marca no meu cantinho virtual...